Rua Mamoré, 355 - São Paulo - SP 11 3566-8888 11 97491-5962

Item adicionado ao orçamento


O QUE É QUEIJO PROCESSADO?

O QUE É QUEIJO PROCESSADO?

 

QUEIJO PROCESSADO, também conhecido como queijo fundido ou queijo processado pasteurizado, é um produto alimentar preparado a partir de uma ou mais variedades de queijos in natura, com ou sem adição de outros produtos lácteos e/ou sólidos de origem láctea e/ou gordura animal (exemplo: manteiga), podendo ser acrescidos de emulsionantes, especiarias, sal, condimentos e aromas, para atender determinadas qualidades específicas de utilização.

 

Na composição do QUEIJO PROCESSADO não é permitido uso de GORDURA VEGETAL ou outros compostos lácteos que não são de ORIGEM ANIMAL, por exemplo: margarina, óleo vegetal, gordura vegetal e “queijos análogos”.

 

O QUEIJO PROCESSADO é um QUEIJO seguro do ponto de vista microbiológico, devido ser processado em temperaturas acima de 76ºC, e mantendo suas características funcionais idênticas aos queijos in natura. No seu uso é permitido um percentual controlado de amido para garantir sua homogeneização e textura.

 

O QUEIJO PROCESSADO é um QUEIJO com processamento térmico, obtido por trituração, mistura, fusão e emulsão por meio de calor e agentes emulsionantes de uma ou mais variedades de queijo, e ou especiarias, condimentos ou outras substâncias alimentícias na qual o queijo constitui o ingrediente lácteo principal, como matéria prima preponderante na base láctea.

 

 

UTILIZAÇÃO DO QUEIJO PROCESSADO

 

O QUEIJO PROCESSADO pode ser consumido ao natural em lanches e aperitivos, porém, seu uso principal é servir de base para incontáveis produtos alimentícios tais como: fast food (hambúrgueres, sanduíches e outros pratos preparados), recheios, patês, molhos, massas, sopas e salgadinhos, entre tantos outros que necessitem de queijos com características específicas

 

Por ter uma composição que permite diversas combinações de queijos e ingredientes, o QUEIJO PROCESSADO é amplamente utilizado na elaboração personalizada de produtos alimentícios, para atender necessidades especificas, tais como: sabor, textura, ponto de derretimento e cremosidade.

 

ATENÇÃO: QUEIJO ANÁLOGO NÃO É QUEIJO PROCESSADO

 

Visando a disponibilização de produtos de baixo custo, a indústria alimentícia vem utilizando uma mistura cuja nomenclatura é erroneamente chamada de “Queijo Análogo”. Existe atualmente uma mobilização entre produtores e legisladores para que essa nomenclatura seja proibida pois, assim como não existe “couro sintético”, também não existe “Queijo Análogo”. Devido as suas características regulatórias, o QUEIJO ANÁLAGO não é QUEIJO PROCESSADO e não pode ser utilizada essa nomenclatura para nomeá-lo.

 

Embora o processo de produção de ambos seja similar, por meio de fundição, o que determina se é QUEIJO PROCESSADO ou não, são ingredientes e não o processo de fabricação.

 

O produto erroneamente chamado de “Queijo Análogo” utiliza de matérias primas que na sua grande maioria vem de origem vegetal, tais como a GORDURA VEGETAL HIDROGENADA na grande parte de sua composição, tendo também agua, óleo de soja, margarina, amido modificado. No QUEIJO PROCESSADO o queijo constitui o ingrediente lácteo principal.

 

Além do gosto ser diferente do queijo in natura e QUEIJO PROCESSADO, a qualidade nutricional do “Queijo Análogo” é muito inferior, pois não oferece os benefícios dos produtos de origem lácteos por sua fórmula ser constituída principalmente de gordura vegetal hidrogenada, substância notoriamente conhecida pelos seus malefícios a saúde.



Whatsapp Gvinah Whatsapp Gvinah